Design Up
Ola Visitante, Seja bem vindo ao DesignUp, esperamos que você goste de nosso conteudo e se torne um Membro para poder participar ainda mais de nossas atividades.

Vale tambem ressaltar que durante seu acesso caso vc veja algum assunto sem nexo algum não se preucupe, é que alguns de nossos conteudos são exclusivos para membros, entao não perca tempo, cadastre-se e tenha acesso completo ao forum.

Att. Rafael Ribeiro
Equipe DesignUp

Participe do fórum, é rápido e fácil

Design Up
Ola Visitante, Seja bem vindo ao DesignUp, esperamos que você goste de nosso conteudo e se torne um Membro para poder participar ainda mais de nossas atividades.

Vale tambem ressaltar que durante seu acesso caso vc veja algum assunto sem nexo algum não se preucupe, é que alguns de nossos conteudos são exclusivos para membros, entao não perca tempo, cadastre-se e tenha acesso completo ao forum.

Att. Rafael Ribeiro
Equipe DesignUp
Design Up
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Escolha o tema
  

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Windows 8 + Ativador 2013 – Torrent
A falsa impressão de um bom código EmptySex Out 11, 2013 11:50 am por Rafael Ribeiro

» Melhor Windows XP para pc mais antigos… Alto desempenho da maquina com este windows.
A falsa impressão de um bom código EmptySex Out 11, 2013 10:55 am por Rafael Ribeiro

» DONWLOAD DE FONTES TRANSPARENTES.
A falsa impressão de um bom código EmptyDom Set 29, 2013 2:07 pm por Keant

» DONWLOAD DE FONTES DOURADAS.
A falsa impressão de um bom código EmptyQua Jul 31, 2013 3:01 pm por Carlos Alberto dos Santos

» Marinha abre inscrições para concurso de admissão ao Colégio Naval, em Angra dos Reis - RJ
A falsa impressão de um bom código EmptySex Jul 12, 2013 12:12 pm por Rafael Ribeiro

» Escrevendo arquivo texto com a função StreamWriter
A falsa impressão de um bom código EmptySeg Nov 12, 2012 8:25 pm por Dexter

» Lendo arquivo texto com a função StreamReader
A falsa impressão de um bom código EmptySeg Nov 12, 2012 8:21 pm por Dexter

» Foto config
A falsa impressão de um bom código EmptySeg Nov 12, 2012 8:15 pm por Dexter

» Como localizar um ip
A falsa impressão de um bom código EmptyQua Set 12, 2012 10:02 am por Dexter

» Jogos Pra Samsun Gt-M2510
A falsa impressão de um bom código EmptySeg Jun 18, 2012 8:21 am por San

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Top dos mais postadores
Antunes Marcelo™ (2685)
A falsa impressão de um bom código Vote_lcap1A falsa impressão de um bom código Voting_bar1A falsa impressão de um bom código Vote_rcap 
Rafael Ribeiro (1442)
A falsa impressão de um bom código Vote_lcap1A falsa impressão de um bom código Voting_bar1A falsa impressão de um bom código Vote_rcap 
bru5no (1407)
A falsa impressão de um bom código Vote_lcap1A falsa impressão de um bom código Voting_bar1A falsa impressão de um bom código Vote_rcap 
San (978)
A falsa impressão de um bom código Vote_lcap1A falsa impressão de um bom código Voting_bar1A falsa impressão de um bom código Vote_rcap 
abandonei rs' (213)
A falsa impressão de um bom código Vote_lcap1A falsa impressão de um bom código Voting_bar1A falsa impressão de um bom código Vote_rcap 
Banned+ (143)
A falsa impressão de um bom código Vote_lcap1A falsa impressão de um bom código Voting_bar1A falsa impressão de um bom código Vote_rcap 
michellgomes (138)
A falsa impressão de um bom código Vote_lcap1A falsa impressão de um bom código Voting_bar1A falsa impressão de um bom código Vote_rcap 
Micheel (132)
A falsa impressão de um bom código Vote_lcap1A falsa impressão de um bom código Voting_bar1A falsa impressão de um bom código Vote_rcap 
Kotoquinho (125)
A falsa impressão de um bom código Vote_lcap1A falsa impressão de um bom código Voting_bar1A falsa impressão de um bom código Vote_rcap 
Dexter (87)
A falsa impressão de um bom código Vote_lcap1A falsa impressão de um bom código Voting_bar1A falsa impressão de um bom código Vote_rcap 

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Parceiros
Fórum grátis


iZiTech
Contador de Visitas
contador free
Facebook

A falsa impressão de um bom código

2 participantes

Ir para baixo

A falsa impressão de um bom código Empty A falsa impressão de um bom código

Mensagem por Thiagowin7 Sex Out 15, 2010 3:57 pm



Desde quando comecei a trabalhar com desenvolvimento de software, ouvia sempre uma frase que é muito repetida até hoje. A conhecida frase diz que: "Código bom é código comentado".

Em conversas com outros desenvolvedores, alguns reclamavam porque que se viam obrigados a comentarem seus códigos para poderem passar pelas auditorias internas. Hoje vejo isso como um absurdo (para não dizer outra coisa).

Muitos comentários podem mesmo ser parâmetro para definir um bom código? Eu, particularmente, sou defensor de um código não comentado, ou com o mínimo de comentários possível. Muitos devem estar se perguntando agora: como assim, código não comentado? Esse cara está ficando louco? Mas não falem mal de mim ainda, vou explicar o meu ponto de vista.

Um código comentado quase sempre é sinal de código ruim. Se você sentiu a necessidade de comentar seu código é porque até você está percebendo que o mesmo não está expressivo e que todas as suas linhas não conseguem refletir o seu verdadeiro objetivo.

Acredito que certos códigos realmente são difíceis de serem expressivos, mesmo sendo refatorados. Podemos citar, por exemplo, o uso de bibliotecas de terceiros que às vezes não apresentam o funcionamento esperado e, nesses casos, somos obrigados a comentar determinados trechos, para facilitar a vida dos outros desenvolvedores que futuramente irão dar manutenção no código.

Um outro caso que também pode caber comentários é quando estamos desenvolvendo uma biblioteca para ser utilizada externamente. Nessa situação, os comentários "podem" auxiliar o uso da biblioteca. Mas ainda permaneço com o pensamento de que podemos sempre buscar alternativas para evitar os comentários.

Um código muito comentado pode trazer outro problema: a manutenção do próprio comentário. Sabemos da dificuldade que é em muitos casos dar manutenção em um código de produção, agora some a isso o esforço de atualização também do comentário.

Seu código deve ser expressivo

Para tentar demonstrar um código expressivo, imaginei um exemplo em que seja necessário implementar um método que aplique descontos nas mensalidades dos alunos do 5° período ou superior, e que tenham o coeficiente de rendimento maior ou igual a 7.

Código com necessidade de comentário
A falsa impressão de um bom código ImgCodigoRuim1



Abaixo apresento o método "AplicarDescontosMensalidades" refatorado, com um código mais expressivo:

Código refatorado sem a necessidade de comentário
A falsa impressão de um bom código ImgCodigoRefatorado2








bounce bounce Very Happy fonte
Thiagowin7
Thiagowin7
Moderador
Moderador

Leão
Mensagens : 49
Pontos : 139
Agradecimentos : 5
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 36
Localização : Vila Bela São Paulo
A falsa impressão de um bom código Adicional_Redacao

Outras Informações
Ocorrencias:
A falsa impressão de um bom código Left_bar_bleue10/10A falsa impressão de um bom código Empty_bar_bleue  (10/10)

Ir para o topo Ir para baixo

A falsa impressão de um bom código Empty Re: A falsa impressão de um bom código

Mensagem por michellgomes Sex Out 29, 2010 12:55 am

A bem cara tudo oque eu sou hoje "Bem não sou grande coisa ^^" mas tudo oque eu sei de PHP HTML MYSQL e etc São por caisas dos comentarios eu até hoje o unico tutoriail que eu vi foi de como conectar com o mysql o resto aprendi na base de Olhar os porjetos dos outros Mas muitos não erão comentados e ficava dificil de eu entender mas resumindo Tudo que eu sei Hoje é por causa dos comentarios dos codigos.
Antes eu tinha medo de mexer em php não sabia nem uque era um echo nem variavel descobri por acaso quando baixei um arquivo em php pensando que era uma musica, nele tinha uns cometarios de tipo "Se mudar isso acontece isso" e foi por causa disso que eu me interesei então Comentando ajuda pelo menos 1 pessoa aquele que num sabe nada e quer aprender, bem é isso ^^
me empolguei um pouquim na hora de escrever.
michellgomes
michellgomes
VIP
VIP

Câncer
Mensagens : 138
Pontos : 180
Agradecimentos : 2
Data de inscrição : 28/08/2010
Idade : 27
Localização : Paraná

Outras Informações
Ocorrencias:
A falsa impressão de um bom código Left_bar_bleue10/10A falsa impressão de um bom código Empty_bar_bleue  (10/10)

http://michelgomes.ueuo,com http://logoff.ueuo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos